Nintendo justifica baixa qualidade da transmissão do GameChat
Nintendo explica que priorizou desempenho dos jogos ao limitar a qualidade da transmissão via GameChat no Switch 2
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Durante a apresentação oficial do Switch 2, a Nintendo revelou o GameChat como um dos principais recursos do novo console. A ferramenta, acessada por meio do botão “C” nos controles atualizados, permitirá que os jogadores utilizem voz, vídeo e até mesmo transmissões ao vivo durante as partidas.
Entretanto, a empresa chamou atenção ao exibir imagens com qualidade de vídeo inferior à esperada. Em entrevista ao GameSpot, os diretores Takuhiro Dohta e Tetsuya Sasaki afirmaram que o desempenho visual do GameChat depende diretamente da forma como o console distribui os recursos. Assim, a Nintendo projetou o sistema para manter a estabilidade dos jogos, mesmo com o recurso de transmissão ativo.

Dohta explicou que o foco principal da empresa está na integridade da experiência de jogo. Por esse motivo, a equipe optou por limitar a exigência de processamento do GameChat. Além disso, ele afirmou que a Nintendo preferiu manter o desempenho do jogo estável, ainda que isso resultasse em transmissões com resolução reduzida.
Nintendo prioriza desempenho no GameChat
De acordo com os desenvolvedores, mesmo com um orçamento de recursos maior no Switch 2 em relação ao console anterior, a Nintendo estabeleceu limites rigorosos para evitar impactos na jogabilidade. A divisão dos recursos entre o jogo em execução e o GameChat foi feita de forma que o jogador não perceba quedas de desempenho.
Sasaki reforçou essa postura da companhia, destacando que a Nintendo dedicou uma parcela menor da capacidade do sistema à transmissão de vídeo. Ele afirmou que a empresa considerou fatores como conectividade de rede, uso simultâneo do chat e execução do jogo para chegar à configuração apresentada no evento.
Dessa forma, destacou que a intenção da Nintendo com o GameChat é proporcionar uma experiência social sem comprometer a performance dos jogos. Assim, a empresa continuará ajustando os sistemas com base em testes e no retorno dos usuários. Entretanto, por ora, a decisão técnica aponta para um equilíbrio entre interatividade e desempenho.
Fonte: ferraznoob.com.br